A MARCA COMEMORATIVA

O conceito da marca comemorativa dos 60 anos da UFPA está associado à valorização de nossas raízes amazônicas, destacando características regionais, sem ser regionalista ou caricato. A marca foi inspirada nas formas curvilíneas e arredondadas de utensílios indígenas, como arco, cocar e cerâmica, bem como na sinuosidade dos rios que serpenteiam a floresta amazônica. A cor laranja tem influência do urucum, utilizado pelos índios no preparo de tintas para pintura corporal. A cor marrom representa o tom barrento característico de nossos rios. O traçado dos números 6 e 0 dá leveza à marca. A disposição ascendente desses números expressa movimento e remete à ideia de evolução, apontando para o futuro. A família tipográfica escolhida para compor a marca foi a Franklin Gothic. É simples, limpa e de fácil legibilidade, inclusive em reduções.

CONCEBENDO A MARCA

Como se constrói uma marca? No vídeo abaixo, será narrado o processo criativo de produção da marca UFPA 60 Anos, desde as primeiras etapas de mapeamento de ideias, até os rascunhos tipográficos, estudos de fontes e cores e o desenho digital. As cenas e objetos selecionados evidenciam os elementos que compõem o conceito da marca.

afterglow player
Compartilhar   

O vídeo que narra a concepção da marca UFPA 60 anos foi produzido pelas equipes da Editora da UFPA e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da instituição. A trilha sonora é original, especialmente composta para o vídeo pelo professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires, pianista e vice-diretor da Escola de Música da UFPA.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Rua Augusto Corrêa, 01
Cidade Universitária José da Silveira Netto,
Guamá, CEP 66075-110,
Belém-Pará-Brasil

+55 91 3201-7000 | 7599
WWW.UFPA.BR

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA UFPA
Associe-se e contribua.
Informações:
+55 91 99373-1039
amigosdaufpa@ufpa.br

REDES SOCIAIS UFPA OFICIAL
Copyright Ⓒ Universidade Federal do Pará
. .