A exposição "60anos60", organizada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), em homenagem ao aniversário de sessenta anos da Instituição, estará disponível para visitação até o dia 12 de abril. A mostra reúne textos e imagens que retratam o papel da Universidade na divulgação e propagação da arte regional e nacional.
Com a proposta de relembrar a trajetória da Universidade Federal do Pará (UFPA), bem como retratar sua influência para o desenvolvimento e divulgação da arte regional e nacional a partir de 1960, foi realizada no dia 12 de janeiro a vernissage da exposição fotográfica “60anos60, iniciativa do Museu da UFPA. O evento contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, de representantes da comunidade acadêmica e do público externo.
O Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, no dia 12 de janeiro, a vernissage da exposição "60anos60" em celebração ao aniversário da Instituição. A mostra é aberta ao público e faz uma retrospectiva sobre o papel da UFPA na divulgação e propagação da arte nacional e regional, nos séculos XX e XXI. Estará disponível para visitação até o dia 12 de abril.
Para homenagear os 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e os 30 anos do Campus de Bragança, a Câmara Municipal de Bragança promoveu uma sessão especial, no dia 7 de dezembro, que contou com a presença do Reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho; do Pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer), Prof. Dr. Horácio Schneider, além de diversos docentes, discentes, técnicos e convidados. A cerimônia comemorativa foi proposta pelo vereador Elder Silva, que também é servidor da UFPA.
Resgatar a memória das gerações de Engenheiros Civis egressos da antiga Escola de Engenharia, que posteriormente migrou e fundou a Universidade Federal do Pará (UFPA) é um dos objetivos da XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil, realizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC) e a Faculdade de Engenharia Civil (FEC), entre os dias 11 e 15 de dezembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) na UFPA. O evento faz parte da programação de aniversário dos 60 anos da instituição e conta com ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas.
O Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, e o Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, assinaram nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, o protocolo que estabelece a criação da Cátedra João Lúcio de Azevedo, do Instituto Camões, na UFPA. A solenidade de assinatura foi realizada na Secretaria-Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE), localizada na reitoria da UFPA.
Conferência, mesas-redondas, divulgação de trabalhos e apresentações musicais farão parte da programação da “IV Jornada de Etnomusicologia”, evento organizado pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (LabEtno), que será realizado no período de 5 a 7 de dezembro deste ano. As submissões de trabalhos com temas ligados à Etnomusicologia serão recebidas até o próximo sábado, dia 30 de setembro. A Jornada integra as comemorações em homenagem aos 60 anos da UFPA e aos 10 anos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA).
Com o objetivo de ambientar e orientar os servidores recém-nomeados, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Acolhimento Institucional dos Novos Servidores - UFPA 2017. A programação será dividida em dois momentos. O presencial ocorrerá no período de 18 a 20 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no horário de 9h às 17h, voltado para os servidores dos Campi Belém e Ananindeua. No dia 2 de outubro, a distância, será ofertado o curso de Formação Inicial na Carreira, acessível a todos os novos servidores dos campi da UFPA, por meio da plataforma Moodle.
Para celebrar as seis décadas de desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pró-reitoria de Extensão (Proex) promoverá o passeio ciclístico “Pedal 60 Anos da UFPA”. O evento ocorrerá no dia 23 de setembro, com saída do estacionamento do Espaço Cultural Vadião, às 7h30, no Campus Básico da Universidade. O passeio terá duas horas de duração. As inscrições estarão abertas ao público no período de 18 a 19 de setembro. Para participar, será necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis.
Após três meses de produção, com mais de 70 entrevistas realizadas, a Faculdade de Comunicação e a Rádio Web UFPA, lançaram oficialmente o webdocumentário “UFPA 60 Anos”, nesta terça-feira, dia 22 de agosto, no hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio. O produto, em formato multimídia, apresenta a história da Universidade ao longo desses 60 anos. Na ocasião, estiveram presentes o reitor Emmanuel Tourinho, o vice-reitor Gilmar Santos, o pró-reitor de Administração João Cauby, professores do ILC e alunos de diversos cursos da instituição que foram entrevistados para o webdoc.
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou uma sessão solene, no dia 21 de agosto, com o objetivo de reconhecer a importância e as contribuições da Universidade Federal do Pará (UFPA) para a região amazônica ao longo dessas seis décadas de atuação. Durante a cerimônia, a UFPA recebeu a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito da Cabanagem. O reitor da instituição, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, também foi agraciado com as mesmas condecorações no grau de Mérito Especial. Ao final da sessão, o reitor e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, assinaram um convênio de cooperação técnico-científica entre o legislativo estadual e a Universidade.
A trajetória da Universidade Federal do Pará (UFPA) será retratada no Webdocumentário UFPA 60 anos, produzido pela Rádio Web UFPA. O produto agrega convergência midiática e acessibilidade, para apresentar as memórias, desafios e contribuições da Universidade para o desenvolvimento regional desde sua fundação, no dia 02 de julho de 1957, até os dias atuais. O lançamento oficial será realizado no dia 22 de agosto, às 11h, no Hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio.
Neste ano, o Campus Universitário de Bragança completou 30 anos de fundação. Para celebrar, a Faculdade de História (FaHist/Bragança) realizou, no dia 4 de agosto, a exposição artística e científica “UFPA em Bragança 30 anos: histórias e memórias". A mostra integra a programação dos 60 anos da UFPA e faz referência à memória de ex-alunos e membros da comunidade bragantina.