Como parte das celebrações em homenagem aos 60 anos da UFPA, a Faculdade de História do Campus Universitário de Bragança (FaHist/Bragança) realizará, no dia 4 de agosto, a exposição artística e científica “UFPA em Bragança 30 anos: histórias e memórias". Elaborada a partir de trabalhos de discentes da turma de 2013, sobre a presença da UFPA em Bragança desde 1987, a exposição faz referência à memória de ex-alunos e membros da comunidade bragantina.
Exposição de vídeos, apresentação de atletas e roda de conversa sobre políticas esportivas para a Universidade farão parte da programação do 1º Circuito Universitário de Skatistas da UFPA, organizado pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA e a Diretoria de Esporte e Lazer (Dacel/Proex). O evento é aberto ao público e busca preservar a história do Movimento Estudantil, ao completar os 80 de luta pela educação gratuita, e celebrar os 60 anos da UFPA.
Já estão abertas as inscrições para a II Mostra Científico-Cultural do Complexo Hospitalar da UFPA. Até o dia 14 de julho, alunos e profissionais da saúde poderão enviar trabalhos com temas livres, fotografias e poemas para as Unidades Bettina Ferro de Souza (UBFS) e João de Barros Barreto (UJBB). Para se inscrever, é necessária a doação de alimento não perecível, pacote de fralda, ou kit de higiene pessoal. A programação ocorrerá nos dias 16,17 e 19 de agosto, no Centro de Eventos Benedito Nunes e nas Unidades Hospitalares, como parte das comemorações em homenagem aos 60 anos da instituição.
O Projeto Jovem Empreendedor e o Time Enactus promovem a palestra “Inovação e Empreendedorismo no Brasil”, na terça-feira, dia 11, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), às 18h. A palestra será ministrada pela presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), professora doutora Rose Mary Lopes. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 60 anos da UFPA e tem como um dos objetivos disseminar práticas empreendedoras de vanguarda que vêm sendo desenvolvidas no país.
A celebração em homenagem ao aniversário de sessenta anos da Universidade Federal do Pará foi realizada no último domingo, dia 2 de julho, no Theatro da Paz, com a participação de representantes da comunidade acadêmica e externa, ex-reitores, e convidados especiais. O momento foi marcado pelo concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, que interpretou a 9ª Sinfonia de Beethoven, juntamente ao Coro da 9ª Sinfonia, o Coro Universitário da UFPA (CORUNí) e cantores solistas convidados.
A Universidade Federal do Pará celebra os seus sessenta anos com concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, que interpreta a 9ª Sinfonia de Beethoven, juntamente ao Coro da 9ª Sinfonia, o Coro Universitário da UFPA (CORUNí) e cantores solistas convidados. O concerto será realizado no dia 2 de julho, às 20h, no Theatro da Paz, onde, em 31 de janeiro de 1959, a Universidade foi instalada solenemente em cerimônia especial.